Os benefícios do contato com a natureza

blog benefícios contato com natureza

O poder da natureza vai muito além de um local visualmente agradável e bonito. Olhar árvores pela janela, sentir o aroma das flores ou ouvir o canto dos pássaros trazer inúmeros benefícios a saúde física e psicológica de todos.

Falando especialmente sobre os idosos, equilibrar corpo e mente é fundamental para a manutenção da saúde e bem-estar.

1. Estar em contato com a natureza proporciona uma fonte natural de Vitamina D

O convívio com a natureza permite que o idoso tenha mais contato com o sol, que é uma excelente fonte de vitamina D. É graças à vitamina D que o nosso corpo absorve melhor o cálcio, deixando o nosso humor mais leve e até mesmo reduzindo o risco de doenças como o câncer, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e doenças cardíacas.

A circulação sanguínea também melhora com a vitamina D, pois ela promove o relaxamento dos vasos e a diminuição da pressão arterial.

2. Auxilia na redução do estresse.

O agito dos centros urbanos, a poluição sonora, visual e do ar, o fato de ficarmos “presos” em apartamentos ou em nossa própria casa, pode levar os idosos à depressão, ansiedade e outros males. Viver em meio a natureza nos permite quebrar este ciclo, ajudando a esvaziar a mente e permitindo momentos de liberdade e relaxamento; desta forma diminuímos o cortisol (hormônio do estresse) Estar em contato com a Natureza também nos proporciona um excelente local para praticar exercícios físicos, o que é extremamente recomendado também na terceira idade!

3. Estar em contato com a natureza melhora a concentração

Em um mundo onde somos bombardeados por informações, sons e luzes o tempo todo; estar em contato com a natureza, em um local calmo e agradável permite uma melhora na concentração. Os idosos ficam menos ansiosos e mais focados para a realização de atividades que exigem concentração maior, como ler um livro, fazer palavras cruzadas, tricotar, etc…

Em idosos com Alzheimer, lugares abertos e com diversidade de plantas, cores, cheiros e disposição, causam sensações positivas. O mesmo vale para pacientes com demência e depressão, proporcionando uma distração tranquila.

4. Proporciona um bom descanso para o cérebro

Nosso cérebro necessita de 20% de toda a energia que o nosso corpo produz. Quando precisamos focar em algo, essa energia requisitada sobe para 30%. Mesmo em um momento de relaxamento, nosso cérebro continua trabalhando, ainda que em um ritmo menor.

Os momentos de contato com a natureza permitem que nosso cérebro entre em um estado chamado de rede neural em modo padrão. Isso faz com que os processos de desenvolvimento e de compreensão ocorram mais fluidamente e nos ajudam a entender melhor sobre nossas próprias identidades.

5. Melhora a pressão arterial

Em ambientes fechados ou com muita poluição, o corpo precisa trabalhar mais para suprir suas necessidades de oxigênio. Trabalhar mais significa ter um aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, o que não é um bom negócio para a saúde.

A natureza nos proporciona uma respiração melhor e com mais qualidade, podemos respirar ar fresco quando estamos em contato com ela. Também é possível praticar diversos exercícios de respiração, pois eles diminuem a produção dos hormônios que estão relacionados ao estresse.

6. Estar em contato com a natureza melhora o humor

A serotonina é um neurotransmissor conhecido por afetar nosso humor, apetite, memória, comportamento social e outros processos importantes. Quanto melhor for a oxigenação no cérebro, maiores serão os níveis de serotonina.

Respirar ar fresco ajuda a regular os níveis de serotonina e, consequentemente, promover sensações de felicidade e bem-estar. Além do mais, o ar “puro”, encontrado em ambientes naturais tem um efeito ainda mais relaxante em nosso corpo. O ar de ambientes não poluídos, tranquilos e com muito verde, aumenta a amplitude das ondas cerebrais, o que cria um efeito tranquilizante imediato.

Não é incomum ouvir que o plano de vida e de aposentadoria de muita gente é de sair da cidade e estabelecer raízes em alguma residência mais próxima da natureza. No Jeito de Viver EcoMorada Sênior você desfruta de todos os benefícios que a natureza pode proporcionar, além de um atendimento de excelência e muito conforto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *